Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Para NÃO CAIR NO ESQUECIMENTO: O quê é AM(amplitude modular)?

Caros, rádionautas,

um dos principais motivos pelos quais resolvi abrir mais um blog sobre o rádio e os seus 90 anos de história, foi, é e será de tentar NÃO ACABAR no meio acadêmico(internet, Google), a IMPORTÂNCIA das AMs na formação do povo brasileiro. Mas, o quê é mesmo uma AM(amplitude modulada) em temposde ipods, wi-fis e genéricos?

Segundo a Wikipédia, o termo científico e da motivação das emissoras radiofônicas adotaram-na são as seguintes:
*Pus o texto entre aspas, porquê este texto, não é de minha autoria.

"Modulação em Amplitude ou simplesmente AM (do inglês Amplitude Modulation - Modulação de Amplitude), é a forma de modulação em que a amplitude de um sinal senoidal, chamado portadora, varia em função do sinal de interesse, que é o sinal modulador. A frequência e a fase da portadora são mantidas constantes. Matematicamente, é uma aplicação direta da propriedade de deslocamentos em frequências da transformada de Fourier, assim como da propriedade da convolução."

MOTIVAÇÃO:

"A transmissão de rádio é feita através da difusão de ondas eletro-magnéticas. Estas são transmitidas no ar mais eficientemente em altas frequências do que em baixas frequências. Isso porque, de modo geral, o tamanho da antena que deve receber um sinal de rádio é diretamente proporcional ao comprimento de onda transmitida. Se fosse desejado transmitir ondas com frequências equivalentes às frequências de voz (da ordem de 80hz a 1500Hz, segundo FOLMER-JOHNSON - 1968 e EFRON - 1969 ), seriam necessárias antenas de proporções gigantescas (alguns quilômetros de comprimento). Por este motivo, foi necessário encontrar alguma forma de transmitir as informações usando ondas de alta frequência.
Outra necessidade atendida pela modulação de ondas foi a necessidade de se compartilhar um meio de transmissão, no caso o ar, entre um número de transmissores. Para alcançar este objetivo, basta usar a mensagem para modular ondas de frequências diferentes. Desta forma, o receptor pode "selecionar" uma frequência para demodular retirando assim a informação apenas de um transmissor. Isto é exatamente o que fazemos quando selecionamos uma estação de rádio ou um canal de televisão.
A solução foi justamente modular as ondas de alta frequência de modo que a informação a ser transmitida esteja contida nestas ondas e possam ser transmitidas eficientemente pelo ar. Esta informação poderia ser facilmente recuperada num receptor de rádio, através de um processo chamado demodulação."

Um abraço,

Isabela Guedes
noar90anos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário